Controle Tecnológico de Materiais de Construção

O departamento de Tecnologia de Materiais de Construção Civil da EPT, faz parte da RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios), é acreditado e periodicamente auditado pelo INMETRO.

Em nosso Laboratório Central é verificada a qualidade de materiais para obras públicas, privadas, industriais e do mercado imobiliário. Para obras de maior porte ou distantes do laboratório central, são montados laboratórios no canteiro da obra, com os ensaios necessários para atender aos nossos clientes, em qualquer Estado do Brasil.

Os fabricantes de materiais / componentes se utilizam dos nossos serviços de inspeção e ensaios laboratoriais para controle da Qualidade dos seus processos e produtos.

A qualidade e a confiabilidade dos serviços executados pela EPT são assegurados através de:

  • Sistema da Qualidade;
  • Treinamento extensivo e intensivo de pessoal;
  • Programas interlaboratoriais;
  • Auditorias e Análises Críticas do Sistema da Qualidade.

Os Grandes Grupos de Ensaios de Concreto

  • Materiais constituintes do concreto: Cimento, Agregados, Aditivos.
  • Concreto Fresco: Amostragem, Moldagem de corpos de prova, Abatimento pelo tronco de cone, Pega pela agulha de Proctor, Ar incorporado, Reconstituição de traço.
  • Concreto Endurecido: Resistência à compressão, Resistência à tração na flexão, Módulos de Elasticidade, Permeabilidade, Resistividade Elétrica Volumétrica.
  • Ensaios em Estruturas: Esclerometria, Ultrasom, Provas de carga, Extração de testemunhos.
  • Outros Materiais: Blocos de Concreto, Telhas francesas, Telhas capa canal, Tijolos cerâmicos, Tubos de concreto, Cal hidratada, Aço, Cordoalha, Tela, Argamassa, Lama Bentonítica, Madeira, Concreto projetado, Caldas de cimento para injeção.

A consistência do concreto é um dos principais fatores que influenciam na sua trabalhabilidade. É determinada através do ensaio de abatimento do tronco de cone.

A trabalhabilidade é a característica relacionada com a facilidade de manuseio do concreto fresco, isto é, colocação nas formas e vibração. Depende das dimensões das formas, quantidade de armadura e equipamento utilizado.

Este ensaio tem a finalidade de determinar a resistência à compressão simples do concreto. É uma propriedade fundamental dado que o concreto é quase sempre utilizado como um material estrutural. A resistência à tração na flexão é uma propriedade do concreto importante especialmente no caso de pavimentos de concreto. Nesses casos essa propriedade pode ser correlacionada com a resistência à compressão simples.